Apresentação

por Thiago Lima

“Quem dorme na rua passa o dia de pijama” é um projeto fotográfico contemplado pelo Programa Vai (Uma lei de incentivo à cultura na cidade de São Paulo) neste ano, com finalidade de desenvolver fotografias sobre moradores de rua na Capital Paulistana desde Zona Norte à Sul, da Zona Leste à Oeste e Centro. Essas fotografias serão expostas de outubro à dezembro em diversos pólos culturais, como Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, no Céu Jaçanã (ambos na Zona Norte), e Céu Curuçá (Zona Leste), e outros locais ainda em processo de definição.

A proposta do projeto constitui ainda em conhecer um pouco da história desses moradores e do ambiente em que vivem e retratar essas histórias e depoimentos através desse blog. É através desses retratos também que desejo aproximar cidadãos de uma outra vertente de sua realidade diária, a modo de possibilitar reflexão em todos, sobre o espaço que habitam.

Ficha técnica do projeto:

Fotografia: Thiago Lima
Produção: Juliana dos Santos
Montagem da exposição: Ricardo Araujo
Arte: Jonny Jorge

O título “Quem dorme na rua passa dia de pijama” é uma referência à um graffiti que eu vi na rua da Consolação no centro de São Paulo, entitulado “Quem mora na rua anda o dia todo de pijama”. Hoje o muro em que está escrito a frase está parcialmente destruido, servindo como cenário dos abrigos de moradores de rua que moram por ali.
Anúncios